Dia Internacional da Mulher

por Marcio Paier publicado 07/03/2019 16h40, última modificação 07/03/2019 17h11

A história do dia 08 de março começou em 1857 quando operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque organizaram uma grande greve reivindicando melhorias nas condições de trabalho como menor jornada e também buscava reajustar o salário no mesmo valor do que os homens tinham direito.

Esta manifestação foi reprimida com total violência pela polícia e um grupo dentre as manifestantes foram trancadas dentro da fábrica queimadas e mortas, num ato completamente desumano.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres. Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU oficializou a data.

No Brasil, em 1932, foi um marco na história das mulheres brasileiras em que fora instituído o voto feminino. As mulheres conquistaram, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas.

Ao ser criado esta data, não se pretendia apenas comemorar. Em vários países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.